sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Curitibando...

Desde pequena ouço minha mãe Clotilde falando que a mãe dela (minha bisavó) esteve em Curitiba e visitou o relógio das flores... Essa ideia de conhecer a cidade sempre esteve presente em mim e, quando surgiu a oportunidade, minha mãe e eu embarcamos nesta aventura. Tudo programado pela Internet com antecedência, trouxe uma penca de papéis com mapas, roteiros e sugestões de passeios pela cidade. Temos quatro dias para cumprir a programação e hoje foi a primeira aventura das gaúchas no Paraná.

Curitiba aos meus olhos: a primeira impressão foi um pouco decepcionante... Eu esperava que a cidade fosse mais moderna, mas os prédios do centro têm um aspecto antigo. Porém, a cidade é muito grande. O centro é muito amplo - o centro de Porto Alegre é uma caixinha de fósforo perto do centro de Curitiba. Minha mãe e eu pegamos a linha executiva do Aeroporto Afonso Pena até o centro - beleza! Tudo certo como no site e nos meus folhetos... Chegamos no hotel, deixamos as malas e fomos direto para a Estação Rodoferroviária. Lá é um lugar bem amplo, com muitas linhas de ônibus e de trem! Para o domingo, já agendamos um passeio de trem intermunicipal (essa história fica para outro dia). Logo depois de caminharmos um bom pouco pela Estação, fomos almoçar. Prato do dia: ala minuta. Gostei das fritas.

Depois minha mãe avistou um "shopping" e lá fomos nós... Na verdade, acabamos indo no Mercado Público Municipal de Curitiba! Um primor! ENORME... E muito limpinho (o de Porto Alegre é mais bonito por fora, mas por dentro o de Curitiba ganha em organização e estrutura). Compramos umas coisinhas comestíveis gostosas e, de lá, pegamos um táxi e fomos para o Shopping Curitiba.

Sobre os táxis de Curitiba (ainda não consegui fotografar a cidade porque do nada a bateria descarregou), eles são laranjas com detalhes pretos. Achei bonito o design! Mas... O mais legal é a tecnologia usada pelos taxistas daqui, eles têm um sistema de rádio informatizado através de celulares que os informam a todo momento as corridas disponíveis. Conversei com um taxista gaúcho que me explicou como funcionava e até fez demonstração (super simpático!). Ele escolhe o nome (ao que tudo indica o nome que aparece é o de um lugar da cidade, talvez bairro) e vê o endereço certinho. Após essa etapa ele pode aceitar ou não pegar essa corrida. Se ele aceitar a corrida não aparece para os demais taxistas, do contrário, ela continua ativa no visor do celular- ACHEI O MÁXIMO. O taxista com quem conversamos é gaúcho e curitibano de coração, está desde 1979 por aqui. Ele acha que Porto Alegre é muito mal administrada e que pouco se investe para o crescimento da cidade... QUEM CONCORDA GRITA EU: "EU!". Enfim, perto de Curitiba, minha amada cidade natal se torna uma província. [Nota: minha mãe continua gostando mais de Porto Alegre porque ela é uma gaúcha que tem orgulho de suas tradições, tchê!]

O Shopping de Curitiba é bem bacana, lojas legais e ambiente bonito. A gente começou a surtar quando percebemos que quase tudo estava em liquidação (50% off, OMG!)... Minha mãe comprou duas blusas bem legais e eu comprei uma blusa. Voltando para o hotel, minha mãe foi descansar... Motivo: como ela não desce do salto, ela se cansou com as caminhadas. Se eu que estava de tênis já estava meio dolorida, as pernas e pés dela deviam estar pedindo "socorro"! Também ela está um pouquinho resfriada, então, enquanto ela descansava, fui buscar o xarope na farmácia.

Fui dar um rolê sozinha pelo centro por duas ruas bem movimentadas... As ruas aqui são compridas demais, parecem que não acabam... Caminhei por uma hora e depois encontrei um shopping mais popular com preços incríveis! Acabei comprando uma calça jeans skinny (modelo que uso) por apenas R$ 29,90 - peça única... Sorry, girls!

Na volta para o hotel comprei uma COXA (mais conhecida como coxinha de galinha por aqui). O que me chamou foi o cheiro. Eu passei e senti o cheiro maravilhoso e tive que voltar e comprar. Minha mãe adorou também. Era uma coxinha de galinha (uma senhora coxa) com catupiri, mas esse catupiri daqui é bem diferente: ele parece um creme mais líquido de queijo, parecido com um requeijão derretido... Uma delícia! Nossa, minha mãe e eu comemos o lanchinho lambendo os dedos.

Depois de tanta novidade, a hora do descanso chegou. Nosso quarto de hotel é muito fofo e aconchegante. Amamos! Tomamos banho e fomos para baixo dos lençóis dormir. Minhas pernas estavam precisando depois de tanto caminhar. Eu só sei que estou adorando tudo. Sou uma moça muito urbana e adoro conhecer cidades. Não que eu não curta a natureza, eu amo o verde, mas gosto de ficar na cidade devido aos serviços e produtos que estão a nossa disposição. Também, eu tenho problemas com insetos. Verde só para um passeio de um dia, mas a estadia tem que ser na cidade.

Quando eu organizar as fotos, posto algumas aqui.

O que Curitiba tem? Estou descobrindo e me encantando com essa cidade grande, mas tranquila e que nos recebeu muito bem. O que gostei por aqui é que dá para andar sem medo, diferentemente de uma cidade como São Paulo - por exemplo - e as pessoas são simpáticas! 

Amanhã tem mais!